Diversos são os motivos que levam uma empresa a investir na realização de um evento.
Por isso mesmo, o ponto de vista pelo qual se avalia os resultados de eventos corporativos depende do tipo e do objetivo do acontecimento.
Seja qual for a natureza do seu evento, tenha em mente que avaliar os resultados é muito importante. Afinal, é essa análise que irá garantir a continuidade do mesmo e evitar possíveis erros na realização das próximas edições.
– Apure os números. Avalie quantas pessoas se inscreveram no evento, quantas efetivamente compareceram, menções em redes sociais e acessos no site da empresa no dia em que a atividade foi realizada;
– O indicador de números é essencial em ações comerciais, onde é realizada a venda direta de produtos e serviços. Avalie o número de vendas, novas propostas e parcerias geradas a partir do evento;
– Em ações de relacionamento, que aproximam o público da marca, é legal avaliar aspectos específicos do público participante. Quantos são novos clientes (percentual de prospecção)? Quantos são clientes antigos (percentual de fidelização)? Quantos são ex-clientes que retornaram (percentual de resgate de clientes inativos)?;
– Faça uma análise com a equipe organizadora. Reúna-se com fornecedores e parceiros e avalie os pontos positivos e negativos da atividade. É isso o que fará com que a próxima edição seja ainda melhor;
– Realize uma pesquisa pós-evento. Elabore um questionário simples para coletar as impressões dos participantes sobre o evento e reserve um espaço para sugestões de melhorias e opiniões;
– O pós-evento é essencialmente importante em ações institucionais, cujo foco é a percepção da marca. Apenas a opinião detalhada dos participantes, fornecedores e parceiros poderá revelar como eles percebem a marca e como ela se relaciona com os canais de distribuição, além de revelar possíveis mudanças de comportamento do público-alvo.
* A Open Produções é especialista em produzir eventos corporativos e festas empresariais. Além de oferecer serviços como buffet personalizado, sonorização e iluminação, assessoria geral e decoração, a Open procura sempre enfatizar o objetivo principal do evento, seja ele, motivação da equipe, metas alcançadas, promoções de funcionários e outros. Saiba mais clicando aqui.