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5 Dicas para ter sucesso em uma feira de negócios.

A participação de uma empresa em uma feira de negócios, tende a gerar grandes expectativas em todos os profissionais envolvidos, em especial ao setor de marketing e comercial, pois é uma ocasião especial para divulgar a empresa e gerar novas oportunidades. São meses de preparação, que envolvem treinamento de equipe, planejamento, contratações, montagem de stand, etc. Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 dicas para ter sucesso em uma feira de negócios.


1. Negocie uma boa localização.

Negocie uma boa localização

O local onde estará posicionado seu stand tem uma grana influência no número de visitantes, pois quanto maior o tráfego de pessoas, para mais pessoas sua marca será exposta. Por isso, é importante buscar locais de grande circulação de pessoas, como entradas, praça de alimentação, locais de descanso, esquinas e proximidade com grandes expositores. Vale lembrar para se evitar locais com muitas colunas e/ou corredores sem saída.


2. Treine sua equipe.

Treine sua equipe

Imagine a situação: um visitante se aproxima, se interessa e vai conversar com alguém no seu stand. Porém, o vendedor/recepcionista não sabe explicar corretamente os pontos principais do seu negócio, não passa simpatia e ainda demonstra insegurança ao falar. É bem provável, que o visitante vai querer sair correndo dali e você vai perder uma oportunidade de negócio. Por isso, é imprescindível ter uma equipe treinada para receber os visitantes. Pessoas que saibam explicar de forma clara o seu negócio e que demonstrem simpatia ao interagir com o visitante. É fundamental que eles tenham total conhecimento sobre o produto/serviço que estão vendendo, pois só assim terão segurança para responder os questionamentos do visitante interessado. A postura é outro fator que influencia para uma boa interação. Se mostrar prestativo, ouvir com atenção e não ser chato e insistente, são fatores importantes para se transmitir uma boa imagem em uma feira de negócios.


3. Invista no visual do seu stand.

Invista no visual do seu stand

Por mais que você esteja em uma boa localização e com uma equipe bem treinada, seu stand precisa ser atraente. Use recursos como painéis visuais, banners, tvs, entre outros para destacar a sua marca e seu produto. Claro, sempre com a orientação de alguém que entenda do assunto, trabalhando no design do seu stand de maneira que não fique poluído. Além disso, é muito válido apostar numa demonstração do que a empresa oferece, estimulando as pessoas a experimentarem, tocarem, usarem o produto ou serviço.


4. Programe o pós-feira para gerar negócios.

Programe o pós-feira para gerar negócios

Sempre que um visitante demonstrar interesse, oriente a sua equipe a trocar cartões de visita com eles. Nunca deixe um visitante sair do seu stand sem pegar o contato dele, pois só assim você poderá estender aquela interação para além da feira. Uma boa ideia para manter um contato, é chamar o visitante para uma ação. Por exemplo, o vendedor poderá pedir permissão para enviar uma apresentação detalhada sobre a empresa, combinar uma ligação ou até mesmo uma reunião. Assim, após a feira ele já terá algum ponto de partida para retomar o contato. Outra dica é enviar um email para todas as pessoas que visitaram o seu stand, assim você reforça a presença da sua marca na mente daquele potencial cliente ou parceiro de negócio.


5. Conheça seu público-alvo.

Conheça seu público-alvo

Bem, você já segue todas as dicas mas nada funciona? Talvez você não conheça muito bem qual o seu público-alvo, ou seja, as pessoas/empresas que tem mais chances de comprar de você. Sabendo quem é o seu público, fica mais fácil definir seu posicionamento, sua linha de comunicação, o comportamento e linguagem da sua equipe, entre outros fatores. Por exemplo, oriente a sua equipe a falar com uma linguagem que se aproxime do seu público alvo, que gere identificação com eles. Em uma feira de negócios, todos os pontos de contatos com a sua marca devem ser pensados afim de criar conexão com o seu público, assim, seus esforços serão muito mais assertivos.

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