A participação de uma empresa em uma feira de negócios, tende a gerar grandes expectativas em todos os profissionais envolvidos, em especial ao setor de marketing e comercial, pois é uma ocasião especial para divulgar a empresa e gerar novas oportunidades. São meses de preparação, que envolvem treinamento de equipe, planejamento, contratações, montagem de stand, etc. Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 dicas para ter sucesso em uma feira de negócios.
O local onde estará posicionado seu stand tem uma grana influência no número de visitantes, pois quanto maior o tráfego de pessoas, para mais pessoas sua marca será exposta. Por isso, é importante buscar locais de grande circulação de pessoas, como entradas, praça de alimentação, locais de descanso, esquinas e proximidade com grandes expositores. Vale lembrar para se evitar locais com muitas colunas e/ou corredores sem saída.
Imagine a situação: um visitante se aproxima, se interessa e vai conversar com alguém no seu stand. Porém, o vendedor/recepcionista não sabe explicar corretamente os pontos principais do seu negócio, não passa simpatia e ainda demonstra insegurança ao falar. É bem provável, que o visitante vai querer sair correndo dali e você vai perder uma oportunidade de negócio. Por isso, é imprescindível ter uma equipe treinada para receber os visitantes. Pessoas que saibam explicar de forma clara o seu negócio e que demonstrem simpatia ao interagir com o visitante. É fundamental que eles tenham total conhecimento sobre o produto/serviço que estão vendendo, pois só assim terão segurança para responder os questionamentos do visitante interessado. A postura é outro fator que influencia para uma boa interação. Se mostrar prestativo, ouvir com atenção e não ser chato e insistente, são fatores importantes para se transmitir uma boa imagem em uma feira de negócios.
Por mais que você esteja em uma boa localização e com uma equipe bem treinada, seu stand precisa ser atraente. Use recursos como painéis visuais, banners, tvs, entre outros para destacar a sua marca e seu produto. Claro, sempre com a orientação de alguém que entenda do assunto, trabalhando no design do seu stand de maneira que não fique poluído. Além disso, é muito válido apostar numa demonstração do que a empresa oferece, estimulando as pessoas a experimentarem, tocarem, usarem o produto ou serviço.
Sempre que um visitante demonstrar interesse, oriente a sua equipe a trocar cartões de visita com eles. Nunca deixe um visitante sair do seu stand sem pegar o contato dele, pois só assim você poderá estender aquela interação para além da feira. Uma boa ideia para manter um contato, é chamar o visitante para uma ação. Por exemplo, o vendedor poderá pedir permissão para enviar uma apresentação detalhada sobre a empresa, combinar uma ligação ou até mesmo uma reunião. Assim, após a feira ele já terá algum ponto de partida para retomar o contato. Outra dica é enviar um email para todas as pessoas que visitaram o seu stand, assim você reforça a presença da sua marca na mente daquele potencial cliente ou parceiro de negócio.
Bem, você já segue todas as dicas mas nada funciona? Talvez você não conheça muito bem qual o seu público-alvo, ou seja, as pessoas/empresas que tem mais chances de comprar de você. Sabendo quem é o seu público, fica mais fácil definir seu posicionamento, sua linha de comunicação, o comportamento e linguagem da sua equipe, entre outros fatores. Por exemplo, oriente a sua equipe a falar com uma linguagem que se aproxime do seu público alvo, que gere identificação com eles. Em uma feira de negócios, todos os pontos de contatos com a sua marca devem ser pensados afim de criar conexão com o seu público, assim, seus esforços serão muito mais assertivos.